sexta-feira, 2 de março de 2012

10 Erros cometidos por concurseiros

Oi Concurseiros!  Fiz um levantamento de 10 erros que os candidatos a uma vaga pública cometem nesse período de preparação. Vamos a eles:
1-      Ler o edital: O edital é o texto que norteia o candidato e onde estão todas as informações referentes ao concurso, como prazo de pagamento, inscrição, conteúdo programático, peso das matérias, critério de desempate; e apesar disso, alguns candidatos desprezam o edital. A dica é ler atentamente o certame. 

2-      Focar matérias de maior dificuldade: Depois que o edital for lançado, o candidato deve fazer uma reavaliação de quais matérias ele julga ter mais dificuldade. Desta forma, o planejamento posterior será mais bem elaborado.

3-      Conhecer a banca: Muitos candidatos nem sequer se interessam em saber quem é a banca organizadora do concurso. Entretanto, é muito importante conhece-la. Se o candidato a conhece, já sabe de que maneira ela trabalha e pode, desta forma, se preparar conforme o gênero das questões. 

4-      Buscar instituições e materiais sérios: A internet é um ambiente que hospeda muitos materiais que preparam o concurseiro. Sejam simulados, sejam até mesmo apostilas, no ciberespaço o concurseiro consegue ter uma ótima preparação, se ele fizer um filtro desse material que é buscado. Por isso, a dica que deixo é: avalie com minúcia a instituição, curso preparatório, ao qual você recorre para encontrar materiais de apoio. Veja se os professores são conhecidos, e se eles se comprometem não apenas com o lucro, mas também com a sua aprovação. Feito isso, com certeza o candidato terá êxito na prova.
Deixar-se dominar pelo medo: Outra grande dica que deixo para os candidatos é não deixar o medo e a ansiedade dominar suas mentes. Faça um planejamento de estudos, dedique-se, e, acima de tudo, acredite que você é capaz. Tenho percebido que muitos alunos acabam se perdendo nesse meio tempo entre edital e prova, pois ficam muito nervosos. O importante é saber que o mercado público está em franco crescimento, e que com certeza há um lugar para você também nesse mercado. No mais, somente dedicação e concentração irão vencer o medo e a ansiedade.

5-      Treinamento através de simulados: Os simulados são de excepcional importância na preparação do candidato rumo à aprovação. No simulado o candidato consegue medir como está seu nível de conhecimento e saber quais questões ele tem maior dificuldade. Portanto, candidato, apóie-se em simulados. Faça quantos conseguir. 

6-      Não começar a estudar somente quando o edital sai: Um grande erro cometido pelos concurseiros é estudar apenas quando é lançado o edital. O melhor a ser feito é começar a estudar mesmo antes de o edital sair. Aquele que estuda antes tem mais chances do que aquele que só começou depois que o edital saiu.

7-      Deixar de exercer seu direito de recurso: Alguns candidatos não sabem que se ele responder uma questão na prova, e ela forem dada como errada, mas no entanto ele ter a certeza que ela está correta, ele pode entrar com um recurso para que a questão seja revista pela banca. É importante estar atento e recorrer os seus direitos também no concurso.

8-      Não exercitar através de provas anteriores. Além dos simulados as provas anteriores também exercem papel importante nessa preparação do concurseiro. Portanto, busque sim provas anteriores e refaça-as. Alguns candidatos não acham necessário rever a prova anterior, pois acreditam que nenhuma questão será a mesma. No entanto, tão mais importante do que a questão ser repetida em outro concurso, é o candidato sentir e perceber como elas são cobradas.

9-      Administrar tempo e resolução de questões: O tempo para alguns concurseiros pode ser um vilão na hora da prova. É importante o candidato ter em mente as intempéries que poderão surgir na hora de fazer a prova, como cadeira desconfortável, sala mais abafada ou até mesmo fria, entre outras situações.

10-   Cuidados com a saúde: Uma última dica que deixo é sobre a saúde. O candidato deve ter semanalmente seu momento de lazer, para espraiar a mente. O cérebro humano absorve certa quantidade de informação por dia. Não adianta estudar madrugadas adentro. Além disso, sempre mantenha uma alimentação com proteínas benéficas à memória. Tome bastante líquido.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página